Nossos Serviços

Se interessou?
Não perca tempo e entre em contato para mais informações!

O que é Gestão Estratégica?

É a forma de gerenciar e otimizar todos os processos previstos na estrutura organizacional de uma empresa, com base no que é previsto nos planejamentos, tornando-os mais eficazes e coesos com os objetivos estabelecidos pela alta gestão (sócios e diretores). Com base nesse entendimento, a gestão estratégica empresarial analisa o mercado que a empresa está inserida com a atenção as oportunidades e ameaças contidas no ambiente externo, define os objetivos com base nas forças e eventuais fraquezas existentes em seu ambiente interno, bem como avalia, implementa, monitora e eventualmente reajusta as metas por departamento, bem como as ações criadas para o alcance das mesmas.

Metodologia:

Nesse sentido, a estrutura (framework) da nossa metodologia de gestão estratégica prevê 4 fases conceituadas na ferramenta PDCAPlan (Planejar), DO (Fazer), Check (Checar) e Act (Agir):

1. Fase de Diagnóstico:

Fase onde é avaliado os objetivos definidos pela alta gestão (sócios e diretores), averiguada as estratégias propostas, mapear fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) que podem impulsionar e ou eventualmente limitar o crescimento da organização. Nesse momento é possível diagnosticar se a empresa tem ou não competência adequada para se destacar no mercado que atua ou pretende atuar. Afim de viabilizar a execução dessa fase, utiliza-se como um dos apoios a ferramenta Matriz Swot:

2. Fase da Formulação:

Fase em que se define efetivamente a gestão estratégica, ou seja, onde é elaborado o plano de ações estratégicas que tem por finalidade permitir que empresa se destaque frente aos seus concorrentes, através da busca por adequações imputadas pelo mercado, geradas por mudanças e ameaças circunstanciais. Nesse contexto, objetiva-se mapear, captar e fidelizar clientes por meio da aplicabilidade de alguns conceitos previstos na elaboração o presente plano:

3. Fase da Implementação da estratégia:

E nessa fase onde são garantidos todos os recursos tangíveis (financeiro e físico) e intangíveis (tecnologia, cultura e reputação). Onde é feita as correções constatadas na fase 1 – diagnostico – seja através de adequações feitas sobre o atual plano ou até mesmo implementação de um novo plano estratégico. Nesse sentido, é necessário que todos os colaboradores tenham clareza quanto as suas responsabilidades e deveres, bem como capacidade de se adequarem ao objetivo maior da organização. Afim de viabilizar a execução dessa fase, uma das ferramentas utilizadas é a 5W2H:

4. Fase de Avaliação e Controle da Gestão Estratégica:

Nessa fase é possível medir o desempenho de cada iniciativa prevista no plano de ações estratégicas, através de indicadores chave de performance conhecidos como KPIsKey Performance Indicators. Esses, por sua vez, estão referenciados nos parâmetros de performance estabelecidos na fase 2 – Formulação – que basicamente evidencia de forma gráfica e analítica a eventuais evoluções obtida através da implementação do referido plano. Nessas mesmas circunstâncias, poderão haver situações as estratégias não estão levando a empresa para direção da meta, de modo que nesse caso será possível agir de forma preventiva e corretiva.

Prazos:

O prazo médio entre início e conclusão dessa solução é entre 60 a 90 dias, a depender o porte e da complexidade da situação problema da empresa contratante.

Nossas Soluções

Estratégico

Saiba mais

Administrativo

Saiba mais

Marketing

Saiba mais

Processos

Saiba mais

Financeiro

Saiba mais

Vendas

Saiba mais

Se interessou?
Não perca tempo e entre em contato para mais informações!