O que é Gestão Estratégica?
É a forma de gerenciar e otimizar todos os processos previstos na estrutura organizacional de uma empresa, com base no que é previsto nos planejamentos, tornando-os mais eficazes e coesos com os objetivos estabelecidos pela alta gestão (sócios e diretores). Com base nesse entendimento, a gestão estratégica empresarial analisa o mercado que a empresa está inserida com a atenção as oportunidades e ameaças contidas no ambiente externo, define os objetivos com base nas forças e eventuais fraquezas existentes em seu ambiente interno, bem como avalia, implementa, monitora e eventualmente reajusta as metas por departamento, bem como as ações criadas para o alcance das mesmas.
Metodologia:
Nesse sentido, a estrutura (framework) da nossa metodologia de gestão estratégica prevê 4 fases conceituadas na ferramenta PDCA – Plan (Planejar), DO (Fazer), Check (Checar) e Act (Agir):

1. Fase de Diagnóstico:
Fase onde é avaliado os objetivos definidos pela alta gestão (sócios e diretores), averiguada as estratégias propostas, mapear fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) que podem impulsionar e ou eventualmente limitar o crescimento da organização. Nesse momento é possível diagnosticar se a empresa tem ou não competência adequada para se destacar no mercado que atua ou pretende atuar. Afim de viabilizar a execução dessa fase, utiliza-se como um dos apoios a ferramenta Matriz Swot:

2. Fase da Formulação:
Fase em que se define efetivamente a gestão estratégica, ou seja, onde é elaborado o plano de ações estratégicas que tem por finalidade permitir que empresa se destaque frente aos seus concorrentes, através da busca por adequações imputadas pelo mercado, geradas por mudanças e ameaças circunstanciais. Nesse contexto, objetiva-se mapear, captar e fidelizar clientes por meio da aplicabilidade de alguns conceitos previstos na elaboração o presente plano:
3. Fase da Implementação da estratégia:
E nessa fase onde são garantidos todos os recursos tangíveis (financeiro e físico) e intangíveis (tecnologia, cultura e reputação). Onde é feita as correções constatadas na fase 1 – diagnostico – seja através de adequações feitas sobre o atual plano ou até mesmo implementação de um novo plano estratégico. Nesse sentido, é necessário que todos os colaboradores tenham clareza quanto as suas responsabilidades e deveres, bem como capacidade de se adequarem ao objetivo maior da organização. Afim de viabilizar a execução dessa fase, uma das ferramentas utilizadas é a 5W2H:

4. Fase de Avaliação e Controle da Gestão Estratégica:
Nessa fase é possível medir o desempenho de cada iniciativa prevista no plano de ações estratégicas, através de indicadores chave de performance conhecidos como KPIs – Key Performance Indicators. Esses, por sua vez, estão referenciados nos parâmetros de performance estabelecidos na fase 2 – Formulação – que basicamente evidencia de forma gráfica e analítica a eventuais evoluções obtida através da implementação do referido plano. Nessas mesmas circunstâncias, poderão haver situações as estratégias não estão levando a empresa para direção da meta, de modo que nesse caso será possível agir de forma preventiva e corretiva.


Prazos:
O prazo médio entre início e conclusão dessa solução é entre 60 a 90 dias, a depender o porte e da complexidade da situação problema da empresa contratante.