O que é Gestão de Marketing?
Consiste no processo de análise do mercado onde a empresa está inserida, como está posicionada, se há leis ou normas que influenciam em seu funcionamento, como é percebida por clientes, fornecedores e concorrentes, afim de definir estratégias, objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, canais de divulgação dos produtos e ou serviços, o público alvo pretendido e comunicação utilizada para atrai-lo, recursos humanos e financeiros alocados para essa finalidade, além dos cronogramas, estimativas de engajamento, indicadores de performance (KPI – Key Performance Indicators) e receita gerada por cada ação promovida pelo departamento de comunicação e marketing.
Metodologia:
Partindo desse princípio, nossa metodologia de gestão de marketing visa:
- Realizar um levantamento Interno: Como está o processo vendas, suas respectivas dificuldades e êxitos e o que as equipes tem feito para alcance dos objetivos da empresa. Como estão os processos e procedimentos internos e qual a jornada (experiência) do cliente na aquisição de produtos ou serviços da empresa. Por fim compreender o orçamento destinado para as campanhas de marketing tradicional (off-line) e digital;
- Realizar um levantamento Externo: Compreender quais os aspectos, econômicos, tecnológicos, legais, mercadológicos (forças e tendências) que influenciarão diretamente e indiretamente nas estratégias de marketing pretendidas para empresa;
- Definir o Público Alvo: Estabelecer qual perfil e ou segmento do público que almeja captar para empresa, atentando-nos para aspectos correlacionados a idade, sexo, localização geográfica, hábitos de consumo, gostos e disposição para compras.
- Determinar o Mercado de Atuação: Definir qual área geográfica a empresa pretende realizar a divulgação e comercialização dos seus produtos e ou serviços, como se posicionará frente aos seus concorrentes, bem como sua relação com governo e eventuais fornecedores regionais, afim de medir o grau de influência que esses agentes exercem sobre a empresa.
- Elaborar Ações e Campanhas: Produção e implementação de ações e campanhas destinadas a região e ao público pretendido, com base nas informações coletadas e analisadas acima, definindo cronograma, objetivos, metas a serem alcançadas;
- Estabelecer Ferramentas e Métodos de Avaliação: Disposição de mecanismos aos quais evidenciaram eficácia de cada ação e campanha de marketing. Dentre as ferramentas disponíveis no mercado, utilizamos a 5W2H, compreendida por:

- (What): O que será feito;
- (Who): Quem será o responsável por tal ação;
- (Where): Onde será feito;
- (When): Quando será feito;
- (Why): Por que será feito;
- (How): Como será feito;
- (How Much): Quanto ao caixa da empresa a execução de tal ação.

Prazos:
O prazo médio entre início e conclusão dessa solução é entre 30 a 60 dias, a depender o porte e da complexidade da situação problema da empresa contratante.